24. 07. 2017

Ferramentas que auxiliam o trabalho home-office

Trabalhar home-office está se tornando mais popular mundialmente a cada dia, principalmente pelas startups.

Tive a oportunidade de trabalhar em casa no segundo semestre de 2015 e desde lá fui me adaptando à essa rotina e ao novo estilo de vida, com suas limitações e liberdades.

Algumas empresas exigem horário fixo de trabalho, outras deixam livre. O importante é você estar pronto para atender solicitações quando precisarem e manter sempre entregas pontuais. A comunicação é extremamente importante, principalmente em trabalho remoto. Uma das grandes surpresas que senti ao trabalhar remotamente foi conhecer pessoas incríveis, que moram centenas de quilômetros de mim e que podemos manter contato independente da distância e da rotina do trabalho. 

Os princípios básicos para trabalhar home-office é: uma boa conexão de internet, uma boa máquina e muita vontade de trabalhar.

Trabalhar em casa (ou em qualquer lugar) é ótimo, tem muitas vantagens, mas é preciso ter disciplina e existem algumas ferramentas que me auxiliam diariamente para que eu possa ter controle dos prazos das atividades.

 

Calendário

Depois que você determinou o tempo que levará para finalizar cada projeto, você pode marcar no calendário quantas horas por dia você poderá se dedicar para cumprir o prazo e também conciliar suas obrigações pessoais / lazer.

No começo achei bem difícil seguir os horários que eu havia organizado, mas ao longo dos dias, ou melhor, das semanas, consegui encontrar os horários que eu produzia mais e melhor e passei a conseguir cumprir todos os meus horários do calendário. Criar uma rotina me ajudou bastante.

Eu utilizo o calendário nativo do mac, ele resolve minha necessidade de organizar os meus horários ao longo do dia. Você pode utilizar qualquer outra ferramenta para te ajudar a organizar seus dias.

 

Trello

Acho ele um pouco polêmico, trabalhei com pessoas que odiavam o trello e outras que amavam. Eu sou do último grupo e utilizo para tudo.

Com o trello consigo organizar todas as informações sobre o projeto. Existem diversas formas de utilizar o Trello, uma forma simples que utilizo em meus projetos freelancers é criar um card para cada projeto. Na descrição do card eu incluo todas as informações relevantes sobre o projeto como links de referências, URL de homologação e produção do projeto, etc. Anexo todos os documentos do projeto, pastas, etc. Também utilizo a ferramenta de checklists do card para acompanhar cada atividade que preciso realizar para finalizar o projeto. 

Em outras empresas que trabalhei, utilizamos o Trello com metodologia ágil, criando um board para cada projeto utilizando o conceito kanban .

Visitar Trello

 

Pacote Adobe (para Designers)

É importante você ter assinatura Adobe, com ela você terá acesso à todas as atualizações dos programas, além de outros acessos como fontes do Typekit, Market, uma biblioteca de arquivos gratuitos para assinantes, etc.

Visitar Adobe

 

Slack

Também é bem conhecido por todos, o Slack auxilia a comunicação do time, principalmente remoto. Excelente para compartilhar inspirações com todo o time e também para manter todos acompanhando a evolução das atividades.

Visitar Slack

 

Google Docs

Muito utilizado pelas empresas onde trabalhei (e trabalho) e utilizo também para projetos freelancers que faço quando há necessidade de compartilhar mais informações com o cliente. É uma excelente ferramenta para escrever conteúdo, editar, acessar histórico, etc. Sem a preocupação de fazer backup desses arquivos.

 

Essas são algumas das ferramentas que utilizo diariamente. Minha ideia é compartilhar com vocês dicas que facilitam o meu trabalho diariamente, quem sabe também poderá ajudar em seus projetos. Se vocês utilizam outras ferramentas, me indica também para que eu possa testar. 🙂 

 


Nati Soares

Designer que ama criar projetos para web e ilustrar. Curiosa por design, arte e tecnologia. Ama viajar, cozinhar e assistir seriados.

Veja também

02.10.2017

Ilustração em vetor #3

Olá! Voltei com outro vídeo de speed drawing em vetor no Adobe Illustrator. 🙂 Tento incluir sempre que […]

29.08.2017

Ilustração em vetor #2

Desde quando eu publiquei meu primeiro vídeo no YouTube penso em continuar com essa série de speed drawing […]

20.08.2017

Minha experiência no FIRE 2017

Depois da grande emoção de conhecer pessoalmente meu time remoto, vamos falar sobre como foi o FIRE 2017! […]

Voltar para blog
© 2015 - 2017 natalia soares | feito com amor love por nati soares